Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PunK & Destroy

Musica e Punk Rock

Mata - Ratos, entrevista de 2002...

por Ed, em 02.05.07

 

Entrevista Exclusiva

Mata-Ratos

10/11/2002 - Lisboa - Portugal

 

"O Portal do Rock atravessa mais uma vez o Oceano Atlântico, agora fazendo a rota de volta dos descobridores do Brasil, rumo a Portugal, tentando descobrir um pouco o que o rock português tem para mostrar ao mundo.

 

Começando esta descoberta de Portugal com pé direito, fizemos esta interessante entrevista com a banda de punk rock Mata-Ratos, que completa 20 anos de carreira este ano e é considerada como a primeira banda punk rock portuguesa.

             

A banda foi originalmente formada em 1981, em Lisboa, mas seu primeiro show rolou mesmo em 1982. Eles foram logo atraindo a atenção de fãs de punk rock portugueses e de outros cantos da Europa, sendo que os shows do Mata-Ratos começaram a ficar cada vez mais agitados e imperdíveis. Com o tempo a banda atraiu também uma legião de desafetos donos de casas noturnas, principalmente de Lisboa, que começaram a vetar os shows dos caras naquela cidade, alegando que a banda atraia um público "violento" demais.

 

Somente em 1991 eles lançaram seu disco de estréia, que foi parar logo na quinta posição das paradas portuguesas de rock independente, vendendo mais de 8 mil cópias.

             

A banda está em plena atividade e doida para tocar em palcos brasileiros. O resto vocês conferem na entrevista a seguir."

 

 

"Portal: O nome MATA-RATOS tem à ver com o animal ou então, com alguns "animais" da política e da polícia?

Mata-Ratos: O nome está ligado a esses "animais" que enganam e esmagam. Mas nos preferimos ser a sua ratoeira e assumimos o combate ao nível de rua. O nome servia também em Portugal de apelido a um tabaco barato que os pobres fumavam.

 

Portal: No Brasil, tirando algumas bandas que não são lá muito Punk, ninguém consegue viver de musica tocando esse estilo. E em Portugal?

Mata-Ratos: Por aqui sucede o mesmo. Uns começam no Punk mas acabam por ceder á pressão do sucesso e vida fácil e perdem sua criatividade, outros conseguem ir tocando o seu som mas vivendo de biscates e fazendo o que não gostam. Punk está sempre fodido.

Portal: Bandas de Street Punk tem até um certo receio de se assumir como tal no Brasil devido à confusão que os menos informados fazem, achando que são todas nazistas. A situação é igual em Portugal?

Mata-Ratos: Sim e já passamos por toda essa experiência, ainda hoje há quem nos tema sem motivo concreto, mas se você não assume uma atitude "estou-me a cagar" e perder seu tempo justificando o injustificável a sua banda acaba por se desmoronar.

 

Portal: Depois de um incidente onde alguns Carecas mataram uma pessoa, eles quase que desapareceram da cena brasileira e Paulista (São Paulo). Existem muitos "cabeças raspadas" em Portugal, uma vez que, recentemente, os Fascistas ganharam uma certa força na política europeia?

Mata-Ratos: Nos finais de 80, inícios de 90 o movimento skinhead era significativo em Portugal mas na sequência de acidentes diversos que acabaram em mortes a cena retraiu durante alguns anos. Recentemente tem havido um crescimento sem antecedentes principalmente no seio de torcidas dos principais clubes.

Portal: Vocês acreditam que a musica exerce um poder didáctico nas pessoas que as ouvem?

Mata-Ratos: Você aprende sempre algo com o que escuta nem que seja que é uma merda! A música pode fazer por si o que você quiser: amar, odiar, rir, gritar, chorar, pular...

 

Portal: Voltando aos GAROTOS PODRES, aqui em São Paulo, eles praticamente não conseguem tocar devido às confusões já citadas. Vocês têm esse tipo de problema em Portugal?

Mata-Ratos: Sim, mas apenas em Lisboa. Antes já não era fácil mas no último concerto que demos na zona de Lisboa faz alguns anos houve grande confusão e terminou com presos e feridos. De modo que agora ninguém nos convida para tocar por lá e nós não vamos perder tempo organizando para quem não nos quer escutar. Fora de Lisboa nos sentimos em casa.

 

 

Portal: Cite algumas das bandas Punks, independente de estilo, mais atuantes na cena Lusitana.

Mata-Ratos: Atualmente temos Xhummm, Projecto Xaruto, Tara Perdida, Omited GR, The No-Counts, Freedoom, Funda, Bunny Ranch, Anti-Clockwise, Capitão Fantasma, Bacanal Animal, Kamones, Alien Squad, Speedtrack, Sannyasin, The Put.a.i.d.s., Dr. Frankestein, Legendary Tiger Man, Acromaniacos, High Hells, Kontrattack, Ervas Daninhas, R.J.A, Not For Sale, Day Of The Dead, Simbiose, Twentyinchburial.         

Portal: Vocês acompanham o que acontece na musica Punk em termos mundiais? Vocês gostam do chamado "Hardcore Melódico"?

Mata-Ratos: Nunca foi preocupação nossa. Mas sempre vamos escutando algumas coisas novas. Pessoalmente não sou grande apreciador de "hardcore melódico" mas há quem curta dentro da banda.

 

Portal: Alem dos Garotos Podres, com os quais vocês até tocaram e os Ratos de Porão, quais outras bandas brasileiras vocês conhecem?

Mata-Ratos: Agrotóxico, Zumbis do Espaço, Camisa de Vênus, Cólera, Olho Seco, Cães Vadius, Virus 27, TIT, Os Cabeloduro, Dose Brutal, Kid Vinil, Ação Direta, Bandeira de Combate, Os Laranjas, The Skulls, Sepultura e o grande Roberto Carlos e demais xaropadas impingidas pelas vossas novelas!

 

Portal: No Brasil, o dólar nas alturas torna proibitivo ou quase a compra de equipamentos importados (o equipamento nacional melhorou muito com a concorrência internacional, mas ainda não é top de linha). Vocês também passam por esses problemas em Portugal?

Mata-Ratos: Creio que por aqui nem se faz equipamento. Não é fácil mas creio que não tão complicado como no Brasil pois sempre pode ir a Espanha e comprar que fica mais barato. De qualquer modo o acesso á música por aqui continua sendo um luxo.

Portal: Vamos falar um pouco de política. Como vocês encaram "nova Roma" (USA) e o seu "imperador" ensandecido (Bush), prestes a tocar fogo no mundo?

Mata-Ratos: Estamos preparados para enfrentar qualquer inimigo, venha como vier e venha com quem vier, por terra, mar ou ar nos vamos enfrentar. Ninguém pode com o Mata-Ratos Barmy Army. A América não nos assusta.

 

Portal: Vocês acompanham a política brasileira e, em caso afirmativo, qual a opinião de vocês sobre a vitória de um líder operário, o LULA, para presidente do Brasil?

Mata-Ratos: A escolha de um povo não deve ser questionada. Pode ser uma escolha errada mas não deve ser questionada. A não ser por esse próprio povo pois todos nos temos direito de errar. As escolhas do povo são uma roleta russa umas vezes dá certo outras não. O tempo o dirá. O Brasil já sofreu demasiado com governantes corruptos pode ser que um operário marque a diferença. Ou não.

Portal: A União Europeia prepara-se para aceitar novos membros saídos do Leste Europeu. Li recentemente uma matéria em uma revista dizendo que, pela população, pelo PIB, pela soma dos exércitos, etc., essa nova União Europeia seria uma alternativa para se contrapor ao crescente poderio e arrogância americana. Qual a opinião de vocês sobre essas afirmações?

Mata-Ratos: Desde que não se enfrente a arrogância com mais arrogância não acho negativo que haja um contra-poder. Mas por enquanto o que prevalece na União Europeia são os interesses comerciais e os países pequenos tentarem sacar o máximo possível aos países como Alemanha. Quem dita a lei é o Budensbank.

 

Portal: Voltando à musica, como é estar numa banda sem nenhum dos seus membros fundadores?

Mata-Ratos: Nada de anormal. Continuo a senti-la do mesmo modo. Todos os que aqui estão cresceram com o som da banda e são devotos á música e atitude dos Mata-Ratos. Eu dos 20 anos da banda só perdi os dois primeiros enquanto membro mas acompanhei desde o início. A banda é e será sempre a banda da minha vida e nunca senti vontade de troca-la por outro projecto ou tipo de som. Somos uma banda que vive sobretudo de uma atitude especial perante a vida e somos totalmente viciados nela.

 

Portal: Nós do Portal não temos meios para isso, mas gostaríamos muito de ver o MATA-RATOS tocando no Brasil. Quem sabe uma hora a gente consegue tornar isso um fato! Por último e por enquanto, gostaríamos que vocês dessem um alô para os fãs brasileiros do MATA-RATOS. Se vocês tiverem também, mais alguma coisa que gostariam de comentar, sintam-se à vontade.

Mata-Ratos: Mantenham a cerveja gelada que um dia a gente pinta por aí."

 

Niva dos Santos – especial para o Portal do Rock

ENTREVISTAS       

http://www.portaldorock.com.br

3 comentários

Comentar post