Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PunK & Destroy

Musica e Punk Rock

Efeito Borboleta 2008

por Ed, em 22.10.08

Festival EFEITO BORBOLETA

http://www.cistus.pt/efeitoborboleta08
efeitoborboleta@cistus.pt

 

"Em traços gerais, o Efeito Borboleta é um fenómeno que sustenta a ideia que o bater de
asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.

 

Simplificando a ideia, esta teoria avançada pelo cientista Edward Lorenz em 1963 defende
que um pequeno acontecimento aparentemente sem importância poderá originar e influenciar acontecimentos maiores em escala e consequências.

 

Indo buscar o seu nome e, de certa forma, inspiração a esse fenómeno, o festival Efeito
Borboleta pretende, como o bater de asas de uma borboleta, marcar o início de um
acontecimento que, espera-se, possa vir a agigantar-se ano após ano e a tornar-se numa
referência no que à divulgação da cultura alternativa diz respeito, nas suas mais diversas formas de expressão, embora com a música no seio deste casulo.

 

Foi com este conceito que a Associação Juvenil CISTUS iniciou, no ano passado, aquilo que
viria a ser a sua maior actividade no âmbito cultural e musical: Juntou cerca de 1.000 pessoas na
Sociedade Artística Tramagalense, distribuídas pelos dois dias de festival. Na opinião geral o cartaz trouxe qualidade ao evento, tendo-se visto posteriormente a ascensão das bandas no panorama nacional (novos trabalhos discográficos, actuações em festivais de renome).

 

A Associação Juvenil CISTUS toma novamente as rédeas desta iniciativa e pretende, no
primeiro fim-de-semana de Novembro de 2008 (7 e 8), reactivar vila de Tramagal como um palco privilegiado para o que de melhor se produz na música moderna portuguesa.

 

Continuando a contrariar a inércia latente que caracteriza a nossa região em termos de
uma oferta cultural proeminente e diversificada, passa pelos objectivos do Efeito Borboleta
ocupar um espaço estéril e fazer daí brotar uma identidade vincada e ousada capaz de romper as barreiras da interioridade geográfica e, porque não, ideológica.

O pioneirismo alia-se à perseverança e tornam uma quimera numa realidade concreta que se pretende duradoura e diversificada, um verdadeiro laboratório de novos conceitos e texturas transversais a todo um movimento alternativo e ao panorama cultural amorfo e datado que teima em vingar na nossa vila, no nosso concelho, na nossa região."

 

CANKER (http://www.myspace.com/cankerband)
Oriundos de Leiria, os Canker são uma banda com mais de uma década de existência,
tendo ao longo da mesma editado diversas maquetas e actuado um pouco por todo o país. O tão ambicionado e merecido álbum de estreia vê finalmente a luz do dia em 2008 e é com base nesse trabalho que a banda embarca em diversas datas por todo o país, estando uma das paragens marcadas para o próximo dia 7 de Novembro em Tramagal. «Interactivist» é o álbum em questão, um disco pleno de energia e de riffs demolidores que faz do rock pesado e vanguardista a sua bandeira e que promete deixar o festival Efeito Borboleta em ebulição.

 

HEAVENWOOD (http://www.heavenwood.web.pt/)
A par dos Moonspell, os Heavenwood são a maior referência além fronteiras ao metal
português, fruto do sucesso obtido no final do século passado com discos marcantes como
«Diva» e «Swallow». Quando a sua carreira parecia destinada ao sucesso, os Heavenwood
entraram num penoso e prolongado período de indefinição, sendo que 2008 marca o regresso da banda aos discos e aos palcos. «Redemption» é o novo e brilhante terceiro disco da banda do Porto que servirá de base à sua actuação agendada para o dia 8 de Novembro no festival Efeito Borboleta em Tramagal e à qual não deverão igualmente faltar clássicos imortalizados com os seus dois primeiros discos. Um concerto que se espera nostálgico e comovente para os conhecedores da banda e surpreendente e arrebatador para aqueles que com ela tomam o primeiro contacto.

 

HYUBRIS (http://www.hyubris.com/)
Um concerto de Hyubris em Tramagal é, em qualquer circunstância, um momento de
celebração e comunhão. Filhos da terra, os Hyubris jogam em casa e aproveitam para levantar o véu sobre o segundo disco da banda a editar em breve e que suscita já uma enorme expectativa naqueles que se deixaram enfeitiçar pela sua estreia homónima. Dia 8 de Novembro as fadas revelarão o caminho para mais uma actuação mágica e arrebatadora na qual o heavy metal e a música tradicional portuguesa geram uma simbiose de rara beleza e envolvência e transportam o ouvinte para um mundo no qual a fantasia parece tornar-se palpável.

 

QWENTIN (http://www.myspace.com/qwentin)
Oriundos de uma qualquer galáxia distante, os Qwentin aterram em Tramagal no próximo
dia 7 de Novembro no sentido de estabelecerem contacto com terráqueos rendidos à
originalidade e criatividade musical de uma banda que prima pela excentricidade. «Premiére» é o estranho artefacto marciano que trazem na bagagem, um conjunto de temas que embarcam pelo lado menos convencional da música e que demonstram uma predisposição natural para a fusão de sonoridades, idiomas, emoções e sensações que prometem enfeitiçar os afortunados que com esta estranha civilização qwentiniana tome contacto.

 

MURDERING TRIPPING BLUES (http://www.myspace.com/murderingtrippingblues)
O Tramagal está muito longe de ser uma deprimente vila sulista norte-americana e o
festival Efeito Borboleta um bafiento e decadente bar no qual o alcoólico hálito a Jack Daniel’s se mistura com a espessa nuvem de Marlboro, mas por momentos é exactamente nesse universo que iremos mergulhar. Os responsáveis serão os Murdering Tripping Blues, banda portuguesa que tem em «Knocking At The Backdoor Music» um dos mais empolgantes e surpreendentes discos editados no presente ano no seio da música independente nacional e uma união agradavelmente suja e honesta entre o suor do stoner rock e a alma dos blues.

 

YOU SHOULD GO AHEAD (http://www.myspace.com/ysga)
Com presenças no festival norte-americano South By Southwest e nos nacionais Sudoeste,
Creamfields, entre outros, os lisboetas You Should Go Ahead habituaram-se a partilhar palcos com monstros do rock mundial como The Strokes, The Stooges ou Placebo, garantindo-lhes uma experiência que certamente fará do seu concerto no festival Efeito Borboleta no próximo dia 7 de Novembro um momento especial. «Emotional Cocktail» é o segundo álbum da banda e certamente o principal visado na actuação em Tramagal, revelando a todos os presentes a viciante fusão musical que vai desde a pop mais adocicada à electrónica quase dançável, sem esquecer o músculo e energia do rock.

 

GDID (http://www.gdid9.com/)
Dois irmãos franceses vão trazer até este Efeito Borboleta o ritmo e os movimentos da
dança HIPHOP. Muito para além do breakdance tradicional, este duo consegue contagiar
qualquer um através da sua energia, alegria e capacidade de surpreender. Para além das
performances, vão também contribuir para o festival com um workshop de dança hiphop para principiantes.
Para além do panorama musical que se pretende mostrar, o festival pretende incluir
actividades paralelas, desde Workshops de instrumentos musicais (acordeão, bateria, guitarra, baixo), merchandising, artisticas, artesanato e de divulgação cultural, associativa e ambiental, assim como diversas actividades de animação de rua. Alternativa e irreverente, dinâmica e ambiciosa, a Borboleta volta a sair do casulo.

 

TRAMAGAL – S.A.T. (Sociedade Artística Tramagalense)


7/Novembro(sexta-feira)
- CANKER
- QWENTIN
- YOU SHOULD GO AHEAD
+djs (Lgui e Happy)

 

8/Novembro(sábado)
- MURDERING TRIPPING BLUES
- HYUBRIS
- HEAVENWOOD
+djs (Lovemakers)

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.