Terça-feira, 8 de Junho de 2004

Sex Pistols

“Conseguimos insultar todos aqueles de quem estávamos fartos.”
“Os Sex Pistols são a coisa mais honesta feita nos últimos 15 anos.”
“Eu apenas falo a merda do Inglês.”

Londres 1976
O partido trabalhista que tanto prometera após a guerra, fizera tão pouco pelos trabalhadores, que estes estavam confusos sobre a sua identidade, e já nem sabiam o significado da classe trabalhadora.
Era uma época fria e horrível, não se conseguia emprego, viviam todos do subsídio.
Se não se nascesse rico mais valia dizer adeus à vida, que ela de nada valia.
A Inglaterra estava num estado de revolução social.
Era o caos social total.
Havia tumultos por todo o lado.
Havia greves em todas as empresas.
As pessoas estavam fartas dos métodos antigos que não resultavam como era evidente.
Steve Jones
Nasceu no hospital Queen Charlotte, a 03/09/1955, e viveu com a mãe e o padrasto, que julgava ser seu pai, na cave de shepherd’s Bush. Dormia ao fundo da cama, na companhia deles.
O pai deixou-o aos 2 anos, chamava-se Don Jarvis e era pugilista amador.

Paul Cook
Nasceu e cresceu á volta de Londres ocidental, em Shepherd’s Bush, na área de Hommersmith, num ambiente típico de classe trabalhadora.

Glen Matlock
Estudava na escola ao pé da prisão de Wormwood Scrubs.
O seu pai era operário e a mãe trabalhava numa fábrica de cosméticos.

Johnny Rotten
Como estudante era um ratinho de igreja, muito tímido e sossegado, típico de Londres ocidental.
Seus pais eram imigrantes Irlandeses.
Sua mãe ( Mrs Lydon) ensinou-o a ler e a escrever depois de uma meningite, que ele teve aos 7 anos em que esteve 1 ano em coma.

Steve & Paul viviam perto um do outro, e costumavam frequentar as festas de “Ska nusic” que se realizavam em Shepherd’s Bush, e foi aí que lhes surgiu um maior interesse pela música.
1974
Então Steve & Paul juntamente com Wally Nightingal um colega de escola, decidirão formar uma banda (Steve- vocalista, Paul- baterista e Wally-Guitarrista), Wally sabia tocar guitarra, portanto competia a Steve & Paul ir aprender a tocar.
Nesta altura já Steve & Paul, costumavam parar na loja “Let it Rock”, uma loja de roupas “teddy boys”, que pertencia a Malcolm Mclaren e a Vivienne Westwood, e fizeram amizade com Malcolm por ele ter muitos contactos no meio musical.
Os estrumentos eram arranjados por Steve, nos concertos de David bowie, enquanto a sua equipa dormia, Steve dava a volta ao palco e fanava os microfones, amplificadores, conjuntos de bateria, etc…
Steve & Paul convencem Malcolm a ser o empresário, e convidam Glen Matlock, que era um empregado da loja de Malcolm, para baixista.
Ficaram a ser então, Steve - guitarra, Paul – bateria e Glen – baixo, Walley nesta altura já tinha avandonado a banda, o trio procurava agora um cantor.
1975
Malcolm conhecia um grupo de jovens que costumavam parar na sua loja (já então apelidada apenas de SEX, onde vendia roupa de borracha e cabedal sadomasoquista), desse grupo faziam parte Sid e John Lydon, este ultimo chamou a atenção de Malcolm, pela sua diferença e rebeldia.
John Lydon foi convidado a fazer uma audição, onde iria imitar e tentar acompanhar uma música de Alice Cooper, ele cantou-a de uma maneira estranha, parecia o Corcunda de Notre Dane, desde logo este viria a ser conhecido por johnny Rotten (devido aos seus dentes podres e estragados), estava completa a formação dos Sex Pistols.
Começaram por tocar versões de alguns dos seus temas favoritos dos anos 60, e logo surgiu o primeiro concerto, a 6 de Novembro de 1975 a banda toca no colégio de St Martin’ts, juntamente com os Bazooka Joe (com Adam Ant como baixista).
Steve estava finalmente a tocar numa banda, mas não era o vocalista era o guitarrista, a festa acabou rapidamente, depois de lhes terem cortado a corrente, mas serviu para deixar nos presentes um espírito de revolução social.
Mas tudo ficou mais emocionante quando começaram a escrever seus próprios temas, Glen era o que mais ideias tinha para canções, mas não as conseguia passar para o papel, era Rotten quem escrevia as letras num canto.
O primeiro verso de Rotten foi, “eu sou um Anti-Cristo”, e procurando uma rima achou Anarquista, e deste modo nasceu “ Anarchy in the U.K.”
A violência destrutiva começa a tornasse quase imagem de marca da actuação do grupo, foi nos concertos dos Pistols que Sid, conciderado um dos seus maiores fãs, inventou o Pogo, começou por saltar apoiando-se nos outros para ver o concerto, mas depois não parava de saltar, também foi nos concertos que surgiu o Contingente do Bromley, a malta da linha da frente, acabaram todos em bandas, Sioxsie Sioux, Billy Idol, Shan Mcgowan….
Por esta altura já existia um grande movimento de bandas PunK, the Clash, the Damned, Buzzcocks…
Depois de serem banidos de varias cidades, os próprios Pistols alugaram Clubes de Strip para se fazerem ouvir.

1976
Era hora de um festival PunK, e o grupo actua no mítico 100 Club em Setembro de 1976, onde também actuaram os, Subway Street, the Clash e a estreia de Siouxsie e the Banshees que contava com Sid na bateria.
Pouco tempo depois duas editoras estavam interessadas nos Pistols, a Polydas e a emi, Malcolm preferiu a emi, e a 8 de Outobro de 1976 e assinado o contrato que levaria á gravação do primeiro single “Anarchy in the U.K.”.
1 de Dezembro de 1976 os Pistols são convidados a participar no programa de televisão Today Show – ITV Wet Work, que era apresentado por Billy Grundy, que os desafia a dizer algo de escandaloso, e Steve em especial, acabou por o insultar varias vezes.
No dia seguinte as capas dos jornais diários estavam preenchidas com fotos da banda, e o relato dos palavrões, Os Pistols estavam bêbados, A porcaria do culto Rock, os putos ordinários, os Sex Pistols foram a vida, Billy Grundy banido por 15 dias pelos chefões da TV.
1977
27 de Janeiro de 1977 a emi despede os Pistols, por achar que a ligação com os Sex Pistols seria prejudicial para a imagem da editora, esta não os consegui manipular nem os controlar como fazem com tantos outros, também os produtores dos concertos cancelaram praticamente toda a digressão nacional prevista para a promoção de “Anarchy”.
Mais tarde surge a musica “EMI”, dedicada à editora que os despediu.
Com tantos problemas surge mais um, a saída de Glen devido a algumas brigas com Rotten, para seu lugar entra Sid Vicious, que tinha como tarefa principal aprender a tocar baixo, Sid estava a formar uma banda, Flowers of Romance nessa banda estava Viv Albertine e Palm Olive (mais tarde seriam as Slits).
A 10 de Março de 1977 a A & M Records assina um contrato com os Pistols junto ao palácio de Buckingham, esta iria gravar o single “Gode Save the Queen”, mas o contrato durou poucos dias, sendo novamente despedidos.
Em Maio a Virgin Records pega nos Pistols, e Rotten grava o seu “Good Save the Queen”, a capa do single era composta pela face da rainha com um alfinete espetado no nariz.
No Jubileu de prata da rainha, 7 de Junho de1977 os Pistols para o comemorar, desceram o Tamisa, e tocaram ao pé do parlamento o “Gode Save the Queen” e “Anarchy in the U.K.”, que viria a ser interrompido pela polícia.
Naquela semana não ouve numero 1 no “Hit Pared”:
8º ”Halfway Down the Stairs”- Muppets,
7º “O Lori”- Allessi Brothers,
6º “fanfare for the Common Man”,
5º “Tolephone Line”- the Electric Light Orchestra,
4º “Peaches”- Stranglers,
3º “Lover Boy”- Queen,
2º “Hotel Colifornia”- Eagles
1º “God Save the Queen”- Sex Pistols.
Mas a IBM que regula a produção radiofónica avisou que nesta altura o disco podia ofender alguns ouvintes, e pediu para não o incluírem na programação da semana.
A digressão Spots Tour realizada em Setembro de 1977, surgiu depois de Rotten e seus companheiros ameaçarem o fim da banda se Malcolm, não lhes arranjasse concertos.
Nesta altura já Rottem desconfiara do dinheiro que Malcolm vinha gastando e que pertencia a direitos da banda, enquanto eles andavam tesos, também e nesta altura que surge Nancy, que viria a ser namorada e fornecedora de heroína de Sid.
Seguem-se mais dois singls, “Petry Vacant” e “Holidays in the Sun”, precedendo o muito aguardado álbum de estreia, “Never Mind the Bolocks – Here’s the Sex Pistols”, editado em Novembro de 1977, e de e mediato recusado por muitas discotecas, o que não impediu que o disco fosse directamente para o top de vendas.
O último show em solo Inglês dos Pistols foi em Hddersfiend, no dia de natal de 1977, nessa noite era a greve dos sindicalistas, e os Pistols deram um show de caridade para os filhos dos bombeiros que estavam em greve.
1978
A 3 de Janeiro de 1978 os Pistols partiram para os eua, tendo vários problemas nos vistos, por terem todos cadastros, chegando a Nova York foram seguidos pelo fbi, cia e alguns repórteres.
Ao abrirem o primeiro concerto Steve disse “Muito bem, seus cowboys, seus maricas”, de seguida choveu um monte de objectos no palco, latas, garrafas de cerveja e sambasse lã o que mais.
Sid afirmou, “Seus cabrões de cowboys maricas, atirem as merdas que quiserem mas não correm daqui connosco.
San Francisco 14 de Janeiro 1978, Malcolm não guardou quarto no hotel onde estava instalado para Rotten e Sid, tendo estes de se desenrascar, já que Malcolm não atendia os telefonemas de Rotten, forão dormir para um motel.
Tocaram o último concerto em Winterlande, onde Rotten afirmou a celebre frase, “já alguma vez tiveram a sensação de que foram enganados? Boa noite.”
De seguida Rotten pede a Steve & Paul para deixarem Malcolm fora dos Pistols, porque ele estava a roubar e a prejudicar o grupo.
Steve & Paul, como se consideravam amigos de Malcolm, e já o conheciam antes dos Pistols, ficaram do lado de Malcolm e abandonaram Rottem.
Sid e Nancy deram uma passadinha por Paris, para gravar o famoso clip de My Way.
Mais tarde também Steve & Paul se cansaram das fraudes de Malcolm resolveram processa-lo, prosseguindo depois carreiras independentes e terminando definitivamente os Sex Pistols.
Sid começou uma carreira a solo, Vicious White Kids, tendo Nancy como empresaria.
Nancy Spungen, foi encontrada morta no chelcea hotel em Neova York, a 11/10/78, foi esfaqueada no estômago.


Sid foi preso suspeito de homicídio, e viria a morrer de overdose a 02/02/79.
Rotten formou os PIL (public image limited),
Glen pertenceu aos the Rich Kids.

 

 


publicado por Ed Punk&Destroy às 21:04
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De XK0-002 a 14 de Janeiro de 2010 às 11:45
The Sex Pistols were an iconic and highly influential English punk rock band, formed in London in 1975.


De SK0-002 a 14 de Janeiro de 2010 às 11:47
hey were the first punk rock band to take the music down an anarchic, nihilistic path,


De JN0-562 a 14 de Janeiro de 2010 às 11:51
The Sex Pistols originally comprised vocalist Johnny Rotten, guitarist Steve Jones, drummer Paul Cook and bassist Glen Matlock. Matlock was replaced by Sid Vicious in early 1977.


Comentar post

•quem sou?


ver perfil

seguir perfil

. 4 seguidores

•pesquisar

 

•Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


•posts recentes

Até um dia!!!!!

Punk & Destroy (Venda de ...

Frágil é o convidado do B...

Festival Efeito Borboleta...

agenda...

armazem do chã!!!!

party!!!!

ROBERT NESTA MARLEY!

Sizo no armazem...

Allnighter!!!

agenda dia 8 janeiro...

Agenda!!!

João Filipe + Gustavo Cos...

Dezembro 2009.

Legendary Tigerman

•últ. comentários

meus caros,Sobre a génese do punk em Portugal, do ...
https://www.facebook.com/SIStema.drunk.punx
Pelos posts que tenho lido aqui no teu blogue, rep...
Ok mas aprende a escrever.
Since Aniston debuted this style as the character ...

•favoritos

A MINHA HISTÓRIA COM G.G....

Mata - Ratos, entrevista ...

Entrevista com Alison Ben...

Entrevista com U.S. BOMBS

Renegados de Boliqueima

Punk no Porto

“A CANNABIS não é uma dro...

Sex Pistols

Sin Dios

TMV Invasor Zim - Papai N...

•tags

todas as tags