Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PunK & Destroy

Musica e Punk Rock

Punk em Portugal!!!

por Ed, em 16.10.08

Porque Portugal também teve e tem grandes bandas punk / Rock, eis uma breve montra de alguns nomes e musicas mais sonantes do punk nacional…

 

VA  - Punk&Destroy vol. I

 

Download:
VA - Punk&Destroy vol. I.rar
pass - punk&destroy

 

----------------------------------------------------------------------

 

VA - Punk&Destroy vol. II

 

Download;
VA - Punk&Destroy vol. II.rar
pass: punk&destroy

 

----------------------------------------------------------------------

 

VA - Punk&Destroy vol. III

 

Download;
VA - Punk&Destroy vol. III.rar

pass: punk&destroy

 

 

Em meados de 1977-78 nascem os Faíscas, que alguns consideram ser a primeira banda punk portuguesa. Pouco depois também os Aqui d’el Rock e Minas & Armadilhas davam os primeiros passos. Sendo que destes só os Aqui d’el Rock chegaram a editar a sua música.

Em Janeiro de 1979 chega ao fim a curta carreira dos Faíscas, e neste mesmo ano nascem os Corpo Diplomático (ex. Faíscas), estes já com um som mais new-wave.

Em finais de 1981 também com uma sonoridade mais new- wave nasceram os Mau Mau (Ex. Aqui d’el Rock).

Ainda em 78 nascem os UHF e Xutos & Pontapés. Já nos finais dos anos 70 e princípios de 80 apareciam os Speeds, Grupo Parlamentar (banda do irmão de Kalu dos Xutos), FM e os TilT do porto.

 

A partir de 82 alem de surgir a segunda fase do Punk em Portugal também ocorre uma explosão de bandas, entre as quais temos os sarcásticos Mata-Ratos e os emblemáticos Crise Total, Ku de Judas e Grito Final. Já em 85 surgem dos subúrbios do porto os Rockers, algo influênciados pelo Rockabilly Cães Vadios (Os Cães, A Morte e o Desejo), em Lisboa também havia Rockabilly’s eram os Emílio e a Tribo do Rum. Em 86 já havia punk ska com os Peste&Sida e por esta altura surgem tambem os Vómito de Queluz e os Bastardos do Cardeal.

Em 88 surgem os Censurados, banda de João Ribas (Ex. Ku de Judas) e Orlando Cohen (Ex. Peste&Sida), nesta altura já os É Mas foi-se agitavam os universitários com o seu Rockabilly. No porto nasce a banda de Rock'n'Roll Cabeças de Gado. Com o fim dos “Emílio e a tribo do Rum”, nascem os Capitão Fantasma.

No final de 80 alguns elementos dos émasfoi-se (Toni Fortuna e Sérgio Cardoso) dão origem aos lendários Psychobilly’s Tédio Boys.

Em Aveiro nasciam os Inkizição banda punkHC, que mais tarde (1995) dariam origem aos Intervenzione, nesta altura em Leiria também os Alien Squad se mostravam…

 

Já nos anos 90, deu-se o regresso de Crise Total, sem Manolo (voz fundador) mas com novos elementos, Xico na voz e Libelinha no baixo, ambos faziam parte dos Subcaos, que a par com os Reltih e Simbiose semeariam o crust nacional. Mais tarde também Miguel dos carismáticos M.A.D. passou pela voz de Crise Total…

Neste momento são bastantes as bandas que vão nascendo em todos os cantos do país, no ano de 1991 em Loures crescem os punkxungas/HC Acromaníacos, no Porto em 1993 nascia uma das mais emblemáticas bandas punk, os Renegados de Boliqueime, no mesmo ano em Leiria nasciam os Injusticed League, banda anarko-punk composta por elementos dos “Alien Squad”, no ano seguinte em Coimbra surgem os Nabos da Púcara e no Porto os Mancha Negra banda punk Oi!. Também em Lisboa surgem os Albert Fish em 95 e após ter saída dos “Mata-Ratos” Pedro C. funda os Anti- Clockwise em 1996, em Ovar nascem os Cabeça de Martelo e em Guarda os Konflito Social.

Após o final de “Censurados” (1994) João Ribas funda os Tara perdida em 1997, no mesmo ano nascem os Chaos Brigade das cinzas de “Subcaos”. Já em 1998 surgem os Rolls Rockers banda de Rui Ramos( Ex. CriseTotal).

 

Em finais de 90 e início do novo século são muitas as bandas para mencionar entre

as quais se destacam as bandas geradas pelas cinzas de Tédio Boys os 77 os the Parkinsons os D3ö entre outras.

Após o fim de “Renegados” em 2001, Frágil e

Guerra fundam os Speedtrack juntamente com Óscar (Ex. Cagalhões e Cães Vadios) e Giró funda a banda Crust HC Freedoom.

Mais tarde com o fim de “Speedtrack”, nascem os Motornoise em 2002.

 

Também da história do Punk nacional fazem parte os Ervas Daninhas de Pinhal Novo, os Sick sick six e Skamioneta do Lixo Ska de Lx, Alison Bentley e Alkaóticos punk vale do Ave de Famalicão, Fora de Serviço de Penafiel, Soda Kaustica, Eskizofrénicos, Dead Singer banda de Guilherme Lucas (Ex. Cães Vadios), Dokuga e the Jills do porto, Blind Alley Dogs de Coimbra, Clockwork Boys, Dalai Lume banda de Zorb (Ex. Rolls Rockers), the Sadists punkGarage de Lx, em Barcelos temos os Azia e the Glockenwise 

Muitas mais existem por este país fora…

 

 

Qualquer pessoa ou banda que se sinta prejudicado por esta publicação, é favor avisar para o email eduardrunk@gmail.com ou comentar o post...

10 comentários

Comentar post