Domingo, 17 de Agosto de 2008

Entrevista: Hellacopters / Jens

"Conversarmos com Boba e Kenny do Hellacopters no Roskilde Festival. Depois dessa turnê a banda se separa. Eles lançaram este ano seu sétimo e último disco, Head Off, só de covers de grupos bacanas. Os Hella são Nicke `Royale' Anderson do Entombed, Dregen do Backyard Babies e Robert Eriksson do Sewergrooves mais Kenny Hakansson." Por Jens


Jens/ Lowcut

"Conversarmos com Boba e Kenny do Hellacopters no Roskilde Festival. Como você sabe, a banda vai se separar depois dessa turnê e eles lançaram recentemente seu último disco chamado Head Off. No início da entrevista, Dregen estava brincando com sua câmera."

Kenny: Esse é o nosso ex-guitarrista, Dregen, segurando a câmera… ele está fazendo um documentário.

E ele vai se juntar a vocês essa noite. Parece que vai ser especial.

Kenny: Sim, um pouco especial.

Ele vai se juntar a vocês nos outros shows da turnê? 

Boba: Ele estará nos últimos 3-4 shows dessa turnê.

A primeira vez que você tocou na Dinamarca foi no Loppen, em Christiania, e agora você está aqui em Roskilde. Você sabe que não tem como ir para mais alto do que a Dinamarca?

Kenny: Não há como ir além do Loppen (risos) [um trocadilho com get higher/ ficar chapado: não tem como ficar mais chapado do que no Loppen]. Há dois anos, nós fizemos o Orange Stage e foi meio louco porque eu é que ficava na frente do palco quando era jovem. E então, de repente, aqui estou. Mas novamente, é uma pena com o Loppen, num minuto você é jovem e então de repente, está na metade da vida.

Então, você visita muito Christiania?

Boba: (Risos) Muito? Bem, nós estivemos lá algumas vezes…

Como era no início, começando esse novo movimento garage-rock, bem depois do grunge ficar por baixo?


Kenny: É, nós tivemos o grunge por um tempo e então, pelo menos na Suécia, isso se transformou nesse negócio meio indie-pop. Pelo menos nessa época, isso não nos afetou. E então quando voltamos de Estocolmo, havia várias bandas que não conhecíamos, de amigos dos amigos, tocando. As coisas se cristalizaram no momento em que entramos na cena. Mas as pessoas estavam por perto, como The Robots e bandas como eles. Mas eles já tinham feito shows e tinham fãs na cena. Então, nós só fomos na onda.

Boba: De uma hora para outra, como aconteceu – existia uma cena. A festa rolou durante um tempo. E o Moshable [atual revista Lowcut] era parte disso também, porque na Finlândia tiveram o Flaming Sideburns; aqui nós tínhamos o pessoal do Moshable; e a Espanha tinha o Kike Turmix.

Então, foi um movimento global por um tempo (risos).

Então vocês lançaram discos que lucraram muito na Suécia,  foram entrevistados em 2003 por Helle Hellcat e ela perguntou se vocês haviam comprado algum Cadillac rosa. Agora, passaram-se mais cinco anos e vocês compraram algum?

Hella: Bem, Dregen comprou pelo menos um Thunderbird. Robert tem três carros ou algo parecido e Nick comprou uma casa! Mas nenhum Cadillac rosa. Foram os Hives, eles compraram uns Cadillacs rosa… (risos) – e uma mansão!

Agora vocês voltaram para o seu próprio selo e saíram da Universal. Como está vendendo o novo disco?

Hella: Realmente não sei. Mas ouvi alguma coisa sobre ser número um. Eu não sei, nós talvez tenhamos entrado na parada de singles. Mas não sei como o álbum está vendendo. Mas a Universal nunca soube como vender nosso trabalho. Eles não tinham o menor conhecimento de uma banda de rock como essa. Nós tivemos algumas pessoas amáveis fazendo promoções e coisas desse tipo, mas eles não nos conheciam. E ficavam assustados conosco, pois sabiam que nós sabíamos como fazer. Nós tínhamos que corrigi-los o tempo todo e eles se assustavam e nada acontecia. Triste, mas…

De qualquer forma, o novo disco é todo de covers e foi um segredo, vocês não contaram a ninguém e eu li no Myspace de vocês que era para ser apresentado como um disco autoral. 

Kenny: Essa foi a razão. Foi um longo processo de escolha de músicas. E a maioria das pessoas são nossas amigas e não podemos chamá-las e dizer ‘você pode me dar a letra para essa música?’ Não podemos porque é óbvio que isso era para ser uma surpresa. Nós quisemos manter segredo para nossos amigos também e esperar o disco sair e dizer: ‘Ei, olha só isso aqui’. 

Boba: Nós não queríamos que as pessoas tivessem uma opinião antes do álbum sair. Nós queríamos que elas escutassem as músicas e depois nos dissessem o que acharam. Nós escolhemos as músicas com muito cuidado e para nós, elas são especiais. Se as pessoas soubessem, elas teriam uma opinião sobre isso. É o Hellacopters!

Kenny: Uma vez que os fãs souberam, foi um pouco decepcionante. Eles não tinham nem ouvido nada. “Bem, estou tão decepcionado” – Bem, espera aí cara, você não teria ouvido essas músicas, você não é dono dos discos e é um favor que estamos fazendo para você. Especialmente com a história da gente se separar agora, então nós não quisemos lançar nenhum disco novo e aí está, 11 novas bandas que você pode ouvir! 

E vocês fizeram muitas covers ao longo desses anos.

Kenny: Nós sempre mostramos o que é importante para a gente – nosso som ou qualquer coisa.

O que vocês vão fazer hoje à noite - algo especial?

Kenny: Nós quisemos fazer algo especial, bem, vai ser surpresa. Bem, nós temos Dregen conosco. Você vai ver de noite. 

Vocês vão tocar alguma coisa do Supershitty esta noite?

Boba: Duas músicas do Supershitty.

Você disse mais cedo que o Nick mora numa casa no meio do nada...

Hella: Fica a uma hora de Estocolmo e os vizinhos mais próximos moram bem longe. Ele tem uma coruja que vive numa árvore e ele fica tirando fotos de uma coruja filhote aprendendo a voar. Tem uns gatos selvagens que ficam correndo e uma raposa. Ele está vivendo a vida selvagem. Ele comprou livros sobre como empalhar pássaros. Bem, ele sempre gostou de pássaros quando estávamos em turnê, como quando fomos no zoológico na Austrália: “Ei, posso tirar uma foto desse aqui?” – Sim, ele realmente gosta de passarinhos. 

E um de vocês gosta de pescar, não é?

Boba: Sim, sou eu. Você sabe, quando você viaja tocando como a gente faz, é bom se desconectar de tudo e pescar se tornou, bem, tem um efeito terapêutico muito grande.  Quando não estamos na estrada, eu posso me focar nisso e ir para o norte por algumas semanas, no nordeste da Suécia.  

Kenny: Mas você também cuida da natureza.

Boba: Por causa da água hoje em dia estar tão poluída. Coisas vazando para as nascentes – existem muitos problemas por causa disso. É óbvio que vai se tornar um problema para outras pessoas. 

Kenny: Você está fazendo esse disco com “Don’t fuck with our waters” ou algo desse gênero, é uma compilação.

Boba: Vai ser um álbum com o Babie’s e o Hives e todo tipo de bandas suecas. Esses problemas realmente existem! E basicamente, se alguém escreve um artigo é logo esquecido. Se nós fizermos alguma coisa, então as pessoas vão notar. 

Vocês têm uma página na Internet sobre isso?

Boba: Sim, nós temos, estamos fazendo isso em conjunto com a Federação de Esportes de Pesca da Suécia. http://www.sportfiskarna.se/gefan/

Falem sobre os altos e baixos da carreira de vocês.

Kenny: Bem, essa é sempre uma pergunta difícil porque os baixos são geralmente diferentes e os altos são bem óbvios. Você come quando tem fome e quando você tem vontade de comer. Você tem três horas antes do show e você tem que comer agora. A gente não pode comer quando tem vontade, não podemos cagar quando queremos, porque temos que parar num posto de gasolina. A lembrança de turnê mais perfeita não é necessariamente no palco, pode ser num quintal em Paris, sentados desse jeito, amigos de algum lugar ou numa manhã no ônibus da turnê dirigindo para os Alpes. Situações de que você não necessariamente tem que participar como um ser humano normal. 

Boba: Não, bem, os problemas diários são geralmente os ‘baixos’ e depois você esquece disso. Algum ônibus ruim há uns cinco anos ou alguma coisa desse tipo. 

Vocês abriram para os Rolling Stones, isso é melhor do que dirigir nos Alpes?

Hella: A coisa mais importante foi provavelmente abrir para o KISS, porque foi em 97 e eles eram bem grandes; foi nosso primeiro grande show no Stockholm Stadium.  E foi estranhamente difícil uma banda de abertura manter o público animado. E eles estavam bem contentes, então nos permitiram fazer uma apresentação maior do que o normal. Também, todas as pessoas na escolaque nos disseram que nós nunca seríamos nada estavam paradas na fila comprando ingressos.

Vocês viram o KISS na última turnê deles?

Boba: Eu vi – terrível… mas o KISS era tão grande quando eu era moleque e estava começando a tocar, então eles significam muito.

Algumas famosas últimas palavras…?

Kenny: (Risos) Eu tenho um livro sobre isso. Acho que se chama “Book of Famous Last Words”. Estou tentando lembrar de alguém… Aleister Crowley! A respeito de que as pessoas devem fazer o que elas querem fazer. Ele disse: “Estou perplexo” – Estou perplexo, bem, aí está…

OK, obrigado, vamos encerrar por aqui.

Depois disso Allan, da Kick Music, chegou com algumas cervejas e nós conversamos sobre a cena atual de rock dinamarquesa e um pouco sobre quanto impacto o Supershitty tem hoje em dia. Então a banda foi avisada que teria de ir embora e comer.

http://www.hellacopters.com/
http://www.myspace.com/hellacopters

http://www.portalrockpress.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=2837

 

Head Off (2008) – confira também as versões originais:
1. Electrocute (Demons)
2. Midnight Angels (The Peepshows)
3. I'm Watching You (The Humpers)
4. No Salvation (The Turpentines)
5. In The Sign Of The Octopus (The Robots)
6. Veronica Lake (New Bomb Turks)
7. Another Turn (The Maharajas)
8. I Just Don't Know About Girls (Asteroid B-612)
9. Rescue (Dead Moon)
10. Making Up For Lost Time (Bellrays)
11. Throttle Bottom (Chicago's Gaza Strippers)
12. Darling Darling (The Royal Cream)
 

 http://www.portalrockpress.com.br


publicado por Ed Punk&Destroy às 12:38
link do post | comentar | favorito
|

•quem sou?

•pesquisar

 

•Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


•posts recentes

Até um dia!!!!!

Punk & Destroy (Venda de ...

Frágil é o convidado do B...

Festival Efeito Borboleta...

agenda...

armazem do chã!!!!

party!!!!

ROBERT NESTA MARLEY!

Sizo no armazem...

Allnighter!!!

agenda dia 8 janeiro...

Agenda!!!

João Filipe + Gustavo Cos...

Dezembro 2009.

Legendary Tigerman

•últ. comentários

meus caros,Sobre a génese do punk em Portugal, do ...
https://www.facebook.com/SIStema.drunk.punx
Pelos posts que tenho lido aqui no teu blogue, rep...
Ok mas aprende a escrever.
Since Aniston debuted this style as the character ...

•links

•tags

todas as tags